sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

É só um prato de lentilhas...

Faaala galera!

Neste post eu vou publicar uma mensagem muito especial para mim, que foi a minha primeira pregação. Foi no culto jovem da minha Igreja.

Espero que vocês sejam abençoados por ela, assim como eu fui.
Vamos supor que seja o seu aniversário e você ganha uma calça jeans de presente. Essa calça custou para a pessoa que te presenteou R$ 250,00. Quando você experimentou verificou que ela ficou apertada e logo foi à loja trocar-lá por outra de tamanho maior.

Ao chegar na loja você trocou sua calça por outra de tamanho menor, mas o valor da calça que você escolheu foi de apenas R$ 80,00. Ou seja, você trocou sua calça por outra de valor 3 vezes menor do que a que você ganhou. Você não fez uma boa escolha. Foi uma péssima troca.

É sobre trocas que eu quero falar nesse post.

“Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo: -Estou morrendo de fome. Por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí (Por isso puseram em Esaú o nome de Edom.).  Jacó respondeu: -Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho.  Esaú disse: -Está bem. Eu estou quase morrendo; que valor têm para mim esses direitos de filho mais velho? -Então jure primeiro-disse Jacó. Esaú fez um juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado de lentilhas. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho.”  (Gênesis 25. 29-34) 


Esaú e Jacó eram irmãos gêmeos, sendo que Esaú nasceu primeiro que Jacó, logo, Esaú era o primogênito.

Ser primogênito naquela época era uma grande benção. Na divisão da herança o primogênito tem direito ao dobro de bens sobre os direitos dos seus irmãos. O pai era sacerdote e o primogênito também tinha este direito. O primogênito é que era circuncidado (a circuncisão é parte da aliança de Deus com Abraão), além da responsabilidade de comandar a casa, caso o pai viesse a falecer e era lhe acrescentado varias bênçãos de Deus. Esaú seria o próximo Patriarca, ele era neto de Abraaão e filho de Isaque.

Segundo a Bíblia , tanto a primeira cria de um animal, como os primeiros frutos das árvores deviam ser oferecidos ao Senhor no santuário, em agradecimento pelo dom da vida. A mesma lei se aplicava ao primeiro filho do casal: ele era considerado propriedade do Senhor.

Ser primogênito era tudo de bom!!! 

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilha. Você deve estar pensando: Esaú por acaso é louco??? Por que ele trocou a primogenitura por um prato de lentilha?

Você ficaria surpreso se eu dissesse o quanto nós somos parecidos com Esaú?

Como assim? Nós trocamos nossa herança por pratos de lentinhas!

Qual o seu bem mais precioso? Todos responderiam que é Deus, então por que trocamos nossa primogenitura (comunhão, bênçãos, promessas) por um prato de lentilhas?

Você está a algum tempo esperando algo. Você decide se guardar, guardar seu coração, começar a viver em santidade. Parar de pecar, de fazer as coisas erradas. Você faz um propósito diante de Deus, começa a levar a Palavra Dele a sério, começa a orar, jejuar.

Você se coloca diante de Deus e consegue, 1 dia, 2 dias, vencer e lutar contra aqueles pecados. Começa a abandonar seus vícios. Se arrepende daqueles pecados que sabe que machucam tanto a Deus.

Mas então, em um segundo, você troca tudo isso, por alguns minutos de um bom guisado de lentilhas. Você troca sua santidade, suas convicções, seus valores, por APENAS um prato de lentilhas.

Afinal, é só um prato de lentilhas mesmo! É só um beijo, é só uma mentira, é só uma vez, é só um gole, é só uma experimentada, é só uma transa, só uma noite, só um dia, é só…

De repente nos sentimos a pessoa do mundo, com a consciência pesada. Refletimos: eu troquei minha santidade por isso? É só uma vez, mas por essa uma vez, você coloca tudo a perder!

Esaú perdeu a coisa mais importante da vida por ser um homem carnal e não saber discernir o tesouro escondido por trás daquele direito. Esta é a grande desvantagem do nascido da carne!

Nós somos carne e espírito. O problema está quando a carne fala mais alto que o espírito.
Para as pessoas Carnais o que importa é o imediatismo, a visão dos olhos físicos e não dos olhos espirituais. Mas os olhos físicos vêem apenas a matéria e nada além dela. Enquanto isso, os nascidos do Espírito, que são espirituais, têm olhos para enxergar muito além das coisas físicas.

As pessoas carnais não têm visão e nem conseguem perceber o resultado final de uma escolha ruim. É o caso do mundo, onde as pessoas colhem frutos ruins da má escolha feita. E a má escolha se deve ao fato do desprezo aos conselhos de Deus.

Embora Esaú estivesse desesperadamente faminto, mas não a ponto de morrer, seu pai era muito rico e jamais iria permitir deixar seu filho predileto morrer de fome. Mas o maior problema de Esaú foi o desprezo pelo dom de Deus, ou seja: a bênção da primogenitura!

Todos nós temos o nosso prato de lentilhas. Faça uma reflexão e se lembre daquilo que é supérfluo daquele pecado que você pode evitar, mas que te afasta de Deus.

Tem coisa pior que estar com fome e ter seu prato favorito na sua frente? O inimigo te apresenta o prato. Ele sabe que você está com fome. Ele te apresenta aquilo que mexe com você. Ele não te apresenta aquilo que você nem gosta, mas sim, aquilo que você gosta!

Aquele pecado que você tá lutando contra, e já venceu tantas vezes, de repente chega num prato tão lindo, com um cheiro tão bom, uma aparência tão boa, que você é tentado a pensar: é só uma vez!

Esaú colocou tudo a perder por apenas um prato de lentilhas!

Vale a pena trocar tudo o que você já conquistou até aqui, por alguns segundos de prazer e satisfação?

Não troque Deus por um “apenas uma vez”.

Fiquem com Deus.

Fábio Brito Praxedes

10 comentários:

  1. Oi. Desculpa o desabafo, mas preciso conversar muito com um jovem evangélico. Sou evangélica, e tô passando por problemas que só um jovem com os mesmo pensamentos que eu pode entender, e tenho poucos amigos assim... alguém pode me ajudar? hihi :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que vc não tenha amigos para te orientar. Vc tem Deus que pode e vai te orientar.
      Busque uma resposta em Deus que Ele vai te responder. Mesmo que não seja imediatamente Ele vai responder.
      Não desista de ser um Cristão por causa de alguns míseros problemas.

      Excluir
  2. Oi. Sou o administrador do blog.
    Se precisar de ajuda pode contar comigo.
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sempre visitado a espera de novas publicações, não deixe seu dom ser enterrado, vc foi e vai ser ainda muito usado por Deus atraves desse blog. Não o abandone.

      Excluir
  3. Olá! é magnífica a maneira como Deus age.Também sou cristã e estou passando por alguns problemas. Perco muito da minha comunhão com Deus por não resistir à algumas tentações e acabar pecando, vivendo na iniquidade. Coloquei para pesquisar no google: "blog evangélico jovem" então seu blog apareceu :) Muito obrigada, que Deus continue te usando, para moldar algumas vidas, como Ele fez comigo hoje. Um abraço :D

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor, muito bom esse post, se possivel gostaria de postar no meu blog, coloco os creditos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meu caro jovem. QUe o Espírito Santo continue dando a direção. Fé e coragem! Deus abençoe você rica e abundantemente em Nome de Jesus.

    ResponderExcluir