terça-feira, 8 de maio de 2012

Jesus veio para os doentes


"E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.
E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."

(Marcos 2:15-17)

Vou te dizer uma coisa que talvez você conscientemente não saiba: todos nós somos doentes que precisam de cura. Cada um de nós, à sua maneira, possui problemas, falhas de caráter, erros que precisam ser trabalhados a fim de nos tornarmos pessoas melhores. É por isso que Jesus respondeu que estava disponível aqui para os doentes. Os totalmente saudáveis não precisam de médico.

E a verdade é que as pessoas que o interrogaram e ouviram tal resposta não vestiram a carapuça. Acharam-se sãs a ponto de pensar que doentes eram só aqueles tidos por eles como pecadores, cuja dedicação de Jesus eles questionavam. É isso mesmo, os caras que se achavam os espirituais não aceitavam que Jesus passasse mais tempo com o “lixo da sociedade” do que com eles.

A bíblia diz que Jesus veio para todos. Ele disse que veio para os doentes. Então, é por isso que lembrei, no início do texto, que você e eu estamos e sempre estaremos incluídos nessa categoria. E não há maior doença que a presunção de se achar íntegro, correto e saudável. Justamente por isso, pessoas que são assim conseguem enxergar um cisco no olho do outro, mas não se tocam que há um piercing na sobrancelha delas.

Traduzindo o que eu disse acima: não há pior doença que a religião! Sim, isso mesmo: nada impede mais que uma pessoa seja alcançada e atingida conscientemente pelo Amor e pela Graça de Deus que a religiosidade. Não é à toa que, nos evangelhos, se você prestar atenção, encontrará Jesus discutindo, a todo momento, com os religiosos e conhecedores da Lei. Ele só precisava ser duro com a galerinha da religião, o restante do povo Jesus confrontava de uma forma bem diferente, com Amor e Cuidado.

Mas, hoje, grande parte daqueles que se acham os grandes líderes espirituais da atualidade resolveram deixar o exemplo de Jesus de lado. Agora, eles têm sua própria forma de fazer as coisas. E é por isso que começaram a confrontar com dureza e ódio. E, infelizmente, boa parte dos seus seguidores vai atrás, sem sequer questionar seus atos.

Jesus NUNCA falou pra que quem o quisesse seguir levantar bandeiras contra nem a favor dos direitos de homossexuais e de heterossexuais. Ele simplesmente mandou amar. E amar compreende entender que TODOS têm seus direitos. Outra coisa que Ele disse pra quem queria segui-lo: tome a sua cruz todos os dias e siga-me. É, gente, tomar sua cruz, dia após dia, é o mesmo que levar aquilo que te machuca, suas dores, suas imperfeições, para ser trabalhado ao longo do Caminho. Com Ele.

Mas a gente não gosta desse chamado. A gente não costuma ter paciência pra esperar que nossas falhas sejam transformadas pela Luz do Evangelho. Demora. Machuca. Esse processo pode durar a vida toda. Jesus não era imediatista, não se preocupava com prazos, com processos humanos, com Leis. O foco dEle era a vida.

Infelizmente, é muito mais fácil esconder os próprios problemas no cantinho do coração, fingir-se perfeito e atender aos convites para fazer passeatas e piquetes CONTRA os direitos que o outro (gay ou não) tem de ser amado e respeitado. Isso sob a falsa bandeira do A FAVOR da família e do amor.

Quem é a favor do Amor, gente, não precisa sair por aí levando faixas e fazendo manifestações públicas. Há muitos hospitais que tratam pessoas com câncer onde ir, há muitas mães que perderam filhos nas drogas para visitar, há muitos famintos na rua a quem alimentar. E paro por aqui, você tem mais alguns ótimos exemplos, tenho certeza. Foi isso que Aquele que é o Amor Encarnado disse que fariam aqueles que o seguissem. Confesso que li toda a bíblia e não achei uma passagem sequer em que Jesus orienta que eu vá pra rua gritar ou fazer passeatas contra nada. É por isso que eu prefiro passar meus dias com os doentes deste mundo. Reconheço: sou o principal deles.



Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos.
Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores.

(Mateus 9:12-13)

(Post não autoral)

6 comentários:

  1. Muito inspirador suas palavras.
    Tenho certeza que o Espirito Santo usou sua vida para alertar muitas pessoas.
    Precisamos sempre nos colocar aos pés de Jesus, sabendo o nosso lugar e nosso papel nesta nação.
    Que é nada mais que seguir a Cristo, ser semelhante a ele e para isso é preciso nos colocarmos como irmãos uns dos outros, entendendo e levando aquilo que é a coisa mais bela que Jesus pode nos ensinar, o AMOR!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus continue te inspirando a escrever esses textos abençoados!!

    ResponderExcluir
  3. O legalismo religioso é alimentado pela busca exacerbada da satisfação do ego, que é torturado o tempo todo por um sentimento insuportâvel de culpa, essas pessoas não conseguem compreender o alcance da graça incondicional. A graça é o despojar de se mesmo, na certeza de que o sacrifício de Jesus na cruz é, absolutamente, a satisfação da exigência da lei para que o pecador seja salvo .

    http://www.youtube.com/watch?v=pRzxMRfpCqs

    ResponderExcluir
  4. Estudo abençoado! certamente somos doentes que estamos sendo tratados por Deus todos os dias quando abrimos nosso coração. por isso ressalto se não fosse Jesus o que seriamos nos doentes pecadores? que viemos deixar Jesus nos tratar todos os dias. Que Deus nos abençoe muitíssimo!!! :)

    ResponderExcluir
  5. Por Favor Igreja, alertem os Cristãos sobre algo muito grave que está acontecendo!
    As novelas estão ensinando de forma sutil que defender a família tradicional é preconceito!
    Estão ensinando que defender o que está na Bíblia é intolerância! Em pouco tempo os Cristãos serão vistos como um bando de preconceituosos e intolerantes. As novelas colocam como certo muitas coisas que a palavra de Deus ensina que é errado. Quando você assiste, está patrocinando isso, pois eles dependem da sua audiencia! Alertem os Cristãos!

    ResponderExcluir